Construir o guarda-roupa deve ser um dos objetivos da vida de um homem. Tendo um composto de peças que ressaltam versatilidade e bom senso, sem perder o estilo.
Está precisando construir o guarda-roupa?
Neste artigo te daremos dicas práticas para alcançar este objetivo e atrair olhares.
Avaliação do estilo pessoal
Autoconhecimento e compreensão do tipo de personalidade estão intrínsecos com estilo da vestimenta.
Quando não se tem essa compreensão definida o caminho é a busca de inspiração. Em outras palavras, fazer pesquisa em blogs, revistas, YouTube, mídias sociais ou até mesmo se inspirar em pessoas conhecidas que admira pelo estilo.
Outro ponto importante nesta avaliação é observar seu guarda-roupa atual, observando roupas que usa constantemente, as combinações, os padrões, pois serão decisivos para orientar suas compras futuras.
Construir o guarda-roupa com peças básicas
O guarda-roupa masculino deve ser versátil, portanto, eis algumas recomendações essenciais:
- Camisetas básicas – branco, preto, cinza ou azul-marinho são uma boa pedida neste quesito. Podendo ser usadas sozinhas ou como base em sobreposições;
- Camisetas sociais – ideais para ocasiões formais ou profissionais, podendo utilizar-se de cores ao bel-prazer;
- Calças jeans – ressalta a masculinidade. Opte pelas que possuem corte clássico e de lavagem escura. O jeans por sua versatilidade serve para ocasiões formais e casuais.
- Blazer ou paletó – é um look que dá poder e estilo ao homem, seja em ambientes sofisticados ou casuais.
- Sapatos – oxford ou mocassim é ótima opção em eventos elegantes como casamento, aniversário, conferências. Sendo o mocassim compatível com a bermuda em sarja.
- Acessórios – para um complemento não pode faltar alguns acessórios essenciais como: relógio, gravatas, braceletes, óculos escuros, meias neutras, cintos de couro.
Paletas de cores
Para construir o guarda-roupa com coesão a paleta deve conter cores neutras para servir de ponto de partida para todos os looks. E cores complementares como mostarda, bordô, verde-militar que combinam com as neutras.
Tenha também cores de destaque como vermelho, amarelo, laranja… podendo ser utilizadas como camisas estampadas e suéter.
Uma dica extra, é ter paletas em tons terrosos que combinam com outono, enquanto os claros e vibrantes com a primavera e verão.
Atualização do guarda-roupa
Passa-se pela personalização, graduação, tendências atuais, e estilo pessoal. Contudo, algumas dicas ajudarão neste processo:
- Avaliação – analise seu guarda-roupa atual identificando peças velhas, e as não compatíveis com seu estilo; sendo assim, doe ou descarte;
- Lacunas – observe as peças que precisam de substituição. Se baseie na sua rotina diária, eventos especiais ou mudança de estilo de vida que exigirá roupas específicas.
- Pesquisa – visite sites especializados, canais no YouTube, perfis nas redes sociais com abordagem de moda masculina e inspire-se em construir o guarda-roupa novo.
Construir o guarda-roupa tendo planejamento de compras
Defina o orçamento e o quanto está disposto a gastar em sua atualização de guarda-roupa.
Logo após, priorize as peças essenciais e versáteis que podem incluir jeans, camisetas básicas, camisas sociais, sapatos, entre outros.
Outro aspecto é a pesquisa por promoções em sites, lojas físicas, fazendo comparações.
Com este esboço, faça a lista, vá às compras e reserve uma grana para a manutenção de peças que precisarão de ajustes e reparos. Certamente com estas dicas construir o guarda-roupa ficou fácil.